Teko Hypy – a origem do mundo
Nhanderú Tenondé concebeu a mulher e o homem por meio da espiga do milho e todas as pessoas nasceram iguais para viverem juntas no mundo imperfeito. Uma visão não-ocidentalizada e não-hegemônica da criação do universo. Em “Teko hypy”, a origem do mundo é narrada segundo a cultura Mbyá-Guarani, etnia indígena originária do território brasileiro, paraguaio, argentino e uruguaio.
Um livro ilustrado e bilíngue (português−Mbyá-Guarani) de autoria de Ariel Ortega Kuaray Poty, Leandro Kuaray Mimbi, Patrícia Ferreira Pará Yxapy e Sophia Pinheiro. Escrito a partir de história oral, com base em narrativas poéticas e lúdicas propagadas por muitas gerações, em longas rodas de conversa junto ao fogo, na companhia de ka’a (erva-mate) e do pytenguá (cachimbo).
Sobre o livro: Teko hypy: a origem do mundo
Assista: Canal de Youtube do livro Teko Hypy com conversas entre xs autorxs
Para comprar: Teko hypy: a origem do mundo
Faz rs
Narrativas curtíssimas escritas por Larissa Mundim e ilustradas pela artista Sophia Pinheiro que conversam com o leitor de forma confidencial, íntima. Um convite a uma leitura com sorriso nos lábios. Textos publicados originalemente na web, que, em formato físico, ainda podem ser compartilhados, como uma experiência oferecida ao leitor. Para isso, no miolo do livro as páginas estão divididas ao meio por um corte serrilhado, bem como capa, contracapa e orelhas. Se o leitor atender ao impulso de destaque da página, para compartilhamento, o livro cumpre seu ideal.
O projeto gráfico estimula inclusive a adesão daqueles que tratam seus livros como objetos intocáveis. No caso de "faz rs", o ato de arrancar uma página sugere um exercício de desapego sem perda: a maioria dos textos tem sua impressão duplicada (nas duas metades separadas pelo picote) para que, com todas as páginas do livro arrancadas, o leitor ainda detenha para si o conteúdo, num impresso que passa a ter formato bolso.
Sobre o livro: “Faz rs”, o picotável livro de intimidades compartilhadas na web - Jornal Opção
Para comprar: Faz rs . Larissa Mundim - lovely <3 house
outras
publicações
Poesias
Ficção vermelha: Sophia Pinheiro - Blog - Pivô
» Quem dera o sangue fosse só o da menstruação
respeita! coalizão de poetas (@movimento_respeita) • Instagram
Artigos acadêmicos
Todos os meus artigos estão disponíveis em: